#117 – #segundou

Essa semana não tenho nada de especial para começar essa news. #chateado
Tudo continua mais ou menos do mesmo jeito aqui no Brasil – sem grandes novidades.
Mas não desanime em ler a nossa newsletter semanal: tem muita coisa boa!

E, mais uma vez, te peço para compartilhar esse conteúdo com quem você quiser. Chame mais gente para fazer parte dessa comunidade tão legal! Já somos mais de 600 em diversas cidades e países – sim, tem gente do outro lado do mundo que está por aqui. Seja você aqui pertinho ou muito longe, eu só tenho que te agradecer. Muito obrigado!

Te convido também para mandar sugestões, ideias, opiniões, dúvidas.
A caixa de e-mail está aberta. Só responder!

Por fim, te convido a apoiar este projeto totalmente independente.
Se você puder, apoie o Margem Jornalismo.
O PIX é p.chavedar@gmail.com

🇦🇷 Cristina Kirchner recompensa aliados e rebeldes e assegura o controle das comissões chaves do Senado. (Clarín)

🇵🇪 Presidente do Peru decide formar um novo gabinete. (El Comercio)

🇧🇴 Mulheres marcham na Bolívia contra a liberação de 120 acusados de de feminicídio e estupro. (El Deber)

🇨🇺 90 anos de Camilo Cienfuegos: o homem do sorriso. (Cubadebate)

🇸🇻 Sapatilhas de chumbos. Balé Nacional de El Salvador vira palco de perseguições movidas pela primeira-dama; demissão arbitrária de funcionários é marca da gestão Bukele. (revista piauí)

🇮🇱 Anistia Internacional classifica como ‘apartheid’ a política de Israel para os palestinos. (O Globo)

🇫🇷 Colapsologia: o que preveem os ‘profetas do fim do mundo’ na França. (UOL)

🇩🇪 Condenado por negar Holocausto, influenciador alemão de extrema direita se abriga no Brasil e segue com discurso de ódio. (O Globo)

🇳🇴 Na Noruega, tribunal rejeita pedido de liberdade condicional à neonazista que matou 77 pessoas em Julho de 2011. Anders Breivik ainda apresenta ideias de supremacia branca e é considerado pelo tribunal como um perigo iminente à sociedade. (DW)

🇲🇪 Governo de Montenegro está a beira do colapso. (ABC News)

🇺🇸 As opiniões dos norte-americanos sobre a Suprema Corte se. (Pew Research Center)

🇺🇸 Nos EUA, republicanos vão apresentar mais de 100 candidatos de extrema-direita nas eleições deste ano. (The Guardian)

🇸🇾 Quem era Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, chefe do Estado Islâmico morto em operação na Síria. (g1)

🇮🇶 Justiça iraquiana suspende candidatura de um dos favoritos à eleição presidencial. (Gaucha Zero Hora)

🇮🇳 Lata Mangeshkar, cantora ícone da cultura indiana, morre aos 92 anos. (UOL)

🇨🇳 Audiência da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim cai 43% em relação a 2018. (Axios)

🇨🇩 Congoleses estão entre imigrantes mais mal remunerados no Brasil.
(Folha de S.Paulo)

#MandaDicas

Dona de uma prosa elegante, sincopada e por vezes quase inefável, a autora de KAREN retoma a história de Rebecca de Winter imortalizada nas páginas do romance de Daphne du Maurie, no clássico filme de Alfred Hitchcock e, mais recentemente, em uma nova produção cinematográfica. A autora conta a trajetória de Rebecca antes do casamento com Max de Winter, o herdeiro empertigado de Manderley a quem a personagem conheceu — e por quem se apaixonou — quando muito jovem. O VERÃO SELVAGEM DOS TEUS OLHOS constitui-se numa das mais engenhosas peças da ficção contemporânea. É uma viagem — guiada pela prosa estilosa de sua autora — por um tempo e um universo que sempre habitarão o coração dos leitores.
(Texto – Todavia Livros)
Em meados dos anos 1990, na pequena cidade de Lund, no sul da Suécia, o jovem Simon recebe um telefonema. Seu melhor amigo, Kalle Petersen, contraiu meningite e teve uma morte fulminante. Os efeitos dessa tragédia preenchem não só o futuro, mas também o passado do protagonista, numa comovente — e ao mesmo tempo divertida — busca por sentido e superação. O autor subverte o território conhecido das hqs autobiográficas e nos brinda com uma narrativa que logo encanta pelo que tem de único e surpreendente. O tema central é o luto, mas Simon o circunda para nos mostrar o valor das pequenas e das grandes experiências humanas, descrevendo a potência de vida que pode ser o contraponto à dor. (Texto – Todavia Livros)
O novo documentário da Netflix, O Golpista do Tinder, estreou na semana passada e já está no top 10 do streaming. Baseado em um caso que aconteceu em 2018, o documentário segue Cecilie Fjellhøy após dar match com um homem que conheceu no aplicativo de relacionamentos Tinder. Afirmando ser filho  do bilionário russo-israelense Lev Leviev, magnata de diamantes, o suposto herdeiro encantou a moça. Após uma noite mágica em um jatinho privado – e tendo certeza que conheceu o homem dos sonhos – o relacionamento entre a Cecilie e o ricaço se tornou no pior de seus pesadelos que a deixou com uma grande dívida. O esquema para enganar as vítimas era simples: dar match no Tinder, conhecer as garotas, provar o quanto era rico e  pouco depois se distanciar das vítimas falando que estava “muito ocupado viajando”. Depois de um tempo em relacionamento à distância, Leviev mandava vídeos e mensagens mostrando que estava correndo perigo por conta do emprego – supostamente perigoso. Ele ainda pedia dinheiro ou o cartão de crédito da namorada para não ser rastreado e prometia que devolveria a quantia. É claro que isso nunca aconteceu. (Texto – Adoro Cinema)
O mercúrio que intoxica também mata. Águas, peixes e pessoas contaminadas. Um repórter nos leva até um vilarejo de garimpo no Amapá e mergulhamos nas consequências da busca por ouro na Amazônia. (Texto – Spotify)

Leituras complementares

População ‘não sabe o que Bolsonaro fez’, diz pesquisa do PL, partido do presidente. (Yahoo Brasil)

Visto como filho mais radical, Eduardo é escanteado por campanha de Bolsonaro para evitar crise na eleição. (O Globo)
 Telegram ignora decisão do STF sobre Bolsonaro há 6 meses e expõe descontrole no Brasil. (Folha de S.Paulo)
Arminha na mão, vacina no braço. Cidade mais bolsonarista do  país em 2019 está quase 100% vacinada e segue fiel ao presidente. (The Intercept Brasil)

Evolução viral: ômicron escalou o “pico do sucesso”, mas pode perder o trono em breve. (Jornal da USP)

Frota propõe projeto para que passaporte vacinal seja exigido para votar. (UOL)
 Pai e mãe duelam na Justiça por causa de vacinação de filho de 8 anos. Após receber notificação do ex-marido para que não vacinasse filho contra a Covid, mãe obtém autorização judicial para imunizar criança. (revista piauí)

Youtube limita conta do TCU após uso de conteúdo de terceiros. Suspensão forçou Tribunal a cancelar sessões da semana passada, que precisam ser transmitidas virtualmente. (Núcleo Jornalismo)

Facebook tolera grupo extremista mesmo após alertas de funcionários. Conhecido por disseminar desinformação, rede Ordem Dourada do Brasil tem cunho armamentista e intervencionista. (Núcleo Jornalismo)

As 53 facções criminosas do Brasil. (R7)

Parlamentares apostam em aumento de pena como principal proposta de segurança pública. (Ponte Jornalismo)

“A pessoa compra uma casinha onde consegue pagar”: as famílias que viviam em morro que desabou. (BBC Brasil)

A conexão. Um caso exemplar de contrabando de madeira amazônica para os Estados Unidos – e o papel de Ricardo Salles. (revista piauí)

Lideranças indígenas do Amazonas e demarcação de terras estão sob ataque em grupos de WhatsApp. (Infoamazonia)

PCC toma áreas de garimpo em Roraima e explora tráfico de drogas e prostituição até mesmo em terra yanomami. (Roraima 1)

Mulheres negras são minoria da minoria no Judiciário brasileiro. (Folha de S.Paulo)

Por falta de absorvente, 1 a cada 5 jovens deixa de ir à escola. (UOL)”O bagulho é arriscado”. Articulador do breque dos aplicativos, Paulo Galo dá a real sobre trabalho em 2022 e as novas formas de mobilização dos trabalhadores.
(Quatro Cinco Um)

Uma pizza para Casimiro. Um dia, uma ideia inusitada surgiu em nossa redação para tentar entender o fenômeno do maior streamer do país. (UOL)
No War do BBB, a estratégia de Linn da Quebrada. Como a primeira travesti a participar do reality se preparou para o programa. (revista piauí)
 Quem é Tom? O maior jogador de futebol americano da história, Tom Brady é conhecido no Brasil como marido da Gisele Bündchen. (The Wall Street Journal)

Milionários, fofoqueiros digitais agora querem ser levados a sério. (UOL)

O dono da voz. Como um matuto de Goiás virou o maior empresário da música sertaneja do Brasil. (revista piauí)

#FotoDaSemana

Foto tirada em uma das salas do Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do ministro Luiz Fux durante auge das manifestações golpistas do Sete de Setembro do ano passado, quando equipes de segurança e policiais foram mobilizados para proteger o STF e os ministros. Lei aqui a história completa dessa foto.

#ChargeDaSemana

#GráficoDaSemana