#132 – Lula com Chuchu: combina?

Os tambores das campanha presidencial bateram forte neste final de semana. O ex-presidente Lula lançou sua pré-candidatura à presidência em um evento grande em São Paulo e que deu um recado claro: Lula vem com força e em prol da democracia. Seu vice, Geraldo Alckmin, com Covid-19, fez um discurso forte e importante via vídeo e deixou claro que ambos estão juntos para derrubar o bolsonarismo. Este também foi o tom do discurso de Lula que, claro, passou pelas críticas ao atual governo, mas que também lembrou muito sobre a atual situação da população: desemprego, inflação, perda de poder de compra, aumento da pobreza, subida dos preços…

Ao que tudo indica, Lula e o PT devem ir por essa linha. Nada de falar de fascismo ou golpe; a campanha petista vai bater na falta de comida no prato da população e no desejo da morte do bolsonarismo. Um vídeo lindo balançou as redes sociais (você pode ver ele aqui): a produção colocou o ódio ao lado do bolsonarismo e o amor junto de Lula. A chamada foi claríssica: que Brasil você quer? O do ódio ou do amor? 

Daqui pra frente, Lula e Alckmin vão percorrer o Brasil. Lula vai manter os discursos com a esquerda e o povo, enquanto Alckmin vai em busca do eleitor de centro, como empresários, banqueiros e o agro. Os evangélicos também devem ser buscados muito na questão da morte (ligada ao Bolsonaro) e dos problemas econômicos (há muitos evangélicos nas classes mais baixas). Precisamos ver se vai dar liga Lula com Chuchu, brincadeira feita por ambos durante o lançamento da pré-campanha.

O momento não é bom pro presidente: ele não decola nas pesquisas, não há queda em sua reprovação e o Auxílio Brasil não o fez decolar até agora. É ver como sua campanha vai se estruturar daqui pra frente com Lula/Alckmin caminhando pelo país.

E amanhã tem análise exclusiva sobre a nova pesquisa eleitoral.
Compartilhe a nossa newsletter! Basta acessar o site margem.jor.br e se cadastrar.
E, claro, se você puder, apoie e incentive o jornalismo independente.
O PIX tá sempre on: p.chavedar@gmail.com

Foto – Ricardo Stuckert

🇲🇽 Casal mexicano recria casamento de Hitler e gera polêmica no México. (El País)
 🇺🇾 Uruguai começa debate para legalizar a eutanasia. (Mercopress)

🇨🇺 Explosão de hotel em Havana deixa dezenas de mortos. (Cubadebate)

🇨🇴 Líder nas pesquisas para a presidência da Colômbia, Gustavo Petro suspendeu um giro em algumas cidades do país por causa de ameaças a sua segurança.
(CNN Espanhol)

🇵🇾 Óscar Denis, ex-vice-presidente do Paraguai, está sequestrado a 600 dias. (BBC)

🇸🇻 Grupos humanitários relataram pelo menos 338 violações de direitos humanos durante as prisões em massa de supostos membros de gangues em El Salvador. (AP)
🇮🇱 Aumenta a tensão entre Israel e Rússia. (Axios)

🇷🇺 Vladimir Putin enviará um aviso “apocalíptico” ao Ocidente nesta segunda-feira, quando vai liderar as comemorações do 77º aniversário da vitória soviética contra a Alemanha nazista. (Reuters)
 🇺🇦 Civis são retirados de Azovstal, mas militares permanecem. Cerca de 2.000 combatentes estão no subsolo da usina; Zelensky diz que não perdeu as esperanças de resgatá-los. Militares fazem parte do Batalhão Azov, grupo neonazista ucraniano. (Poder360)
🇦🇫 Talibã obriga que mulheres afegãs se cubram da cabeça aos pés. (AP)

#MandaDicas

Boletim do Fim do Mundo – A Teologia da Corrupção. Como a teologia neopentecostal e a cobrança de propina se relacionam. A ética do dízimo, da propina e de um Deus que cobra por milagres mundanos. A polarização entre o Bem e o Mal que sobrou aos Bolsonaristas e como o escândalo dos pastores do MEC traduz a teologia da corrupção. (Texto – Fluxo)
Qual será o papel das Forças Armadas nas eleições 2022? O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) concedeu entrevista aos redatores do Poder360 Jonathan Karter e Gabriela Oliva. (Texto – PoderDataCast)
Sidarta Ribeiro: futuro depende da expansão da consciência planetária. Sidarta Ribeiro volta ao podcast e explica por que considera que sonhar, no sentido de imaginar futuros possíveis, se tornou indispensável para a sobrevivência da humanidade. No livro “Sonho Manifesto”, o neurocientista discute sintomas do nosso mal-estar contemporâneo e aposta no potencial de mudança de rumos a partir de uma expansão da consciência planetária. Promover uma síntese de dicotomias antigas, como ciência e conhecimento tradicional, corpo e mente, humanos e não humanos, e criar novos pactos baseados na cooperação e no cuidado estão entre as suas principais recomendações. (Texto – Ilustríssima Conversa)

Leituras complementares

Mais de 2 milhões de jovens tiram título para eleição de 2022. (Nexo)
 Ministro da Defesa pede que TSE divulgue propostas das Forças Armadas sobre eleições. (O Globo)

Bolsonaro diz que PL contratará empresa externa para auditar eleições. (Metrópoles)

‘Se não votar no Bolsonaro não posso tirar título’: jovens relatam pressão em casa. (Yahoo Notícias)

Diretor da CIA disse ao governo Bolsonaro para não levantar dúvidas sobre sistema eleitoral. (g1)

Bolsonaro tem 13 vezes mais audiência que Lula no TikTok. (Folha de S.Paulo)

Lula conversa sobre Ucrânia, Bolsonaro e a frágil democracia brasileira. (TIME)

Gafe de Lula e campanha para a bolha irritam aliados, mas PT fala em conter ansiedades. (The Intercept Brasil)

Campanha de Lula quer ‘libertar’ verde-amarelo ‘sequestrado’ por Bolsonaro
(Blog do Sakamoto)

Quem está por trás de campanha por voto jovem postada por Leo DiCaprio e que irritou Bolsonaro? Fãs de K-pop, coletivos de meninas e organizações sociais viralizaram campanhas com linguagem jovem e levaram a um recorde de engajamento com mais de dois milhões de adolescentes brasileiros alistados para votar em 2022. (g1)

Como vice de Bivar, qual será a missão de Moro na campanha. (Veja)

Bolsonaro gasta R$ 4,2 milhões em cartão corporativo em 35 dias. (UOL)

7 chaves para entender os lucros recordes da Petrobras. (Nexo)

Projeto de lei que regulamenta a profissão de influenciador revive no Senado.
(Núcleo Jornalismo)

Presidente da Sindmotos-SP cobra substituição das mochilas por baús nas motos dos entregadores. (CBN)

Câmara cria comissão externa para acompanhar situação de indígenas Yanomami. (Câmara dos Deputados)

20% da Bacia Amazônica estão impactados por atividades como mineração.
(Jornal Hoje)

Desmatamento na Amazônia em 2021 é o maior dos últimos 10 anos. (CNN Brasil)

50 bebês são intoxicados por agrotóxicos por ano no Brasil. (g1)

A Lei de Cotas dez anos após sua promulgação. Pesquisas mostram a relevância das políticas de ação afirmativa na redistribuição de oportunidades nas universidades federais. (Quatro Cinco Um)

Ataques ao Jornalismo e ao seu Direito à Informação.
(Federação Nacional dos Jornalistas)

#GrafosDaSemana

Mais de 27% dos atores (2) que repercutem de forma positiva a candidatura de Lula não estão ligados à polarização, não dialogam com o bolsonarismo (3) e não pertencem ao clusters político de esquerda (1). Ao que tudo indica, fome e emprego não são apenas “pautas de esquerda.” (via @Pedro_Barciela)

#GráficoDaSemana

#AbsurdoDasemana

Refugiados da Ucrânia que estão na Holanda profanaram túmulos no cemitério local da cidade de Nijmegen local de descanso de soldados que morreram na Segunda Guerra Mundial. (via @divad1996)