Conversei com os bolsonaristas do 2º turno

Os últimos dias foram tensos para alguns e de felicidade para outros. Muita gente já acha que seu candidato perdeu ou que a vitória já está pronta, mas a gente sabe muito bem que a política muda sempre e que tudo ainda pode acontecer.

Desde segunda, estou tentando entender os milhões de votos no atual presidente e o que levou a todos esses brasileiros e brasileiras a votarem nele. Ando lendo muita coisa e ainda é cedo – mesmo eu já tendo algumas ideias de todo o cenário. Não sou especialista em nada e muito menos tenho uma amostra grande da população para concluir algo, mas é possível ter suposições do momento que estamos passando.

Para buscar mais informações, ouvi pessoas que votaram e vão votar no atual presidente neste segundo turno. Claro que tenho uma amostra pequena e dentro da minha bolha, mas são falas fundamentais pra gente entender onde estamos e para onde vamos caminhar. Para algumas pessoas, podem ser frases que vão doer – e confesso que algumas doeram em mim também. 

Importante lembrar que deixei a íntegra da mensagem, sem alterar nada.

Conversei com eleitores bolsonaristas. E com gente que não vai votar no atual presidente

Empresário do varejo, morador do Alto Tietê e que tem 30 e poucos anos 

Votei no Ciro porque acho que o Brasil precisa urgente de uma onda progressista e humanitária. Por outro lado eu não consigo passar pano pro PT, o governo Dilma foi catastrófico e o governo Lula foi corrupto (com participação direta dele ou não, tuda aconteceu embaixo do nariz dele, com amigos, ministros, empresários/publicitários com quem ele tinha relações muito fortes). Contra o Bolsonaro vou no Lula, mas acho triste o que o PT fez com a esquerda no Brasil, basicamente sufocando todos aqueles que não se sujeitassem e se ajoelhassem sob seus pés. Ciro foi coerente em apoia-los agora no segundo turno, e eu tb o farei.

Publicitário da capital de São Paulo com quase 40 anos

Votei na Simone e agora vou de Lula. O Lula eu o respeito por ter sido um bom presidente, mas não considero que seja o candidato ideal, já foi presidente por duas vezes e elegeu uma sucessora. Entendo que existe um capítulo final nessa história, fora os escândalos de corrupção que prejudicam a credibilidade, e o péssimo 2o mandato da Dilma que culminou numa crise econômica que não nos recuperamos até hoje. Sobre a Tebet, gosto de seus posicionamentos, clareza na forma de transmitir mensagens, um protagonismo feminino relevante, além de talvez ser a única política que me lembro a condenar co-religionarios envolvidos em corrupção. Minha escolha por Lula no segundo turno é por não aceitar em hipótese alguma um segundo gov Bolsonaro. Votaria no satanás, mas não nele

Empresário de 30 e poucos anos da Grande São Paulo

Eu estou muito na dúvida. Estava convicto do branco. Mas não concordo em absolutamente nada do plano de governo do Lula. Inclusive se eleito será prejudicial para meus negócios. Com pesar que tenho considerado meu voto no Bozo. Mas ainda mantenho o branco ou nulo. O medo do Lula ganhar e implementar o plano de governo: revogação das leis trabalhistas aprovadas em 2018, impostos sobre dividendos e taxação de e-books. Entendo que um governo PT seria continuar em brigas. O país não iria avançar, ficaremos no loop infinito da discussão. Mas também entendo que o governo Bolsonaro foi péssimo, terrível. Não sei se mta coisa mudaria com um ou outro, por isso o voto nulo.

Profissional liberal, pai e casado com 30 e poucos anos. 

Cara, qualquer coisa, menos Lula. Enquanto a esquerda quiser colocar o PT como seu representante, eu jamais vou votar na esquerda. E, além disso, meus princípios estão muito mais alinhados com o Bolsonaro do que com Lula. Tem coisas do Bolsonaro que eu discordo, por exemplo querer meter religião como valor nacional, mas com o Lula eu não tenho alinhamento nenhum. E vamos combinar que o Lula é nocivo para o país, embora seja bom para as classes mais baixas e para os banqueiros. Mas pensando no longo prazo, é uma tragédia. Olhando pra um mandato, dois, parece que os números são bons. Mas na Dilma as coisas já começaram a desandar. Eu não quero para os meus filhos o que o Lula oferece. Aliás, eu não quero pra ninguém o que ele tem a oferecer. E quanto ao Bolsonaro, ele não vai agradar 100%, mesmo. Isso é impossível.  Mas sou a favor da liberação das armas, sou a favor da liberação das drogas, sou a favor do combate duro a todos os crimes, desde a corrupção política, até um ladrãozinho que rouba um celular, diferente do Lula que fica relativizando crime. Sou a favor de privatizações, acho que o estado tem que ser menor, acredito que menos direitos trabalhistas geram mais emprego e mais oportunidades (vide EUA). Sou muito a favor das liberdades individuais, desde que essas não invadam o espaço de terceiros. E por aí vai.

Mãe de dois filhos com cerca de 30 anos

Me identifico com nenhuma da pautas do lula, somado ao fato de que, para mim, juridicamente falando, sequer elegível ele é. Sou contra muitas das falas e posturas do bolso, não votei nele no primeiro turno, tinha opção, mas entre os dois, vou nele com ctza. Achei o lula e PT em todos os outros, mto pior [quando questionei sobre os quatro anos do governo Bolsonaro]. Além disso, tô relevando a questão da pandemia, que por mais q ache bizarra a postura do bolso, acredito q tenha matado 2 anos do governo dele.

Advogada do Alto Tietê

Meus ideais estão alinhados com os dele em sua maioria, não concordo com tudo, óbvio, acho que por vezes podia ter agido de uma forma diferente,mas não consigo, concordar com certas pautas do PT, e pode ser que meu ponto de vista esteja muito errado, mas como mãe e cristã eu acredito que para meus filhos o melhor seja essa escolha. Fui criada dentro de uma família mais conservadora, não me envergonho disso e educo meus filhos na mesma linha, talvez e espero que de uma maneira mais aberta, mas não significa que eu não tenha empatia com as minorias, e sempre me preocupei com o meu filho incluir nas suas amizades todas as crianças independente de qualquer coisa. Na economia, pouco posso falar, mas a empresa do Vi começou a despencar na era Dilma, a Mercedes logo após a reeleição dela demitiu não sei quantos mil funcionários. No fim todo mundo quer o mesmo. Conhecendo minimamente a lei, o lula não foi absolvido, o processo foi anulado por questões técnicas. Infelizmente l processo prescreveu, ser absolvido significa que não teve provas o suficiente ou fica provado que ele não cometeu o crime, e me desculpa, não ocorreu nenhum dos dois.

Profissional liberal da saúde que perdeu um parente muito próximo para a Covid-19

Eu voto nele, primeiramente pq era o q meu pai faria. Não concordo e não gosto de mta coisa q ela fala ou faz Mas, entre ele ou Lula, prefiro ele. Não sinto confiança no Lula, tenho medo do governo dele, não acredito nas coisas q ele fala Mas a minha verdade, minha opinião messsmooooo. Era q tinha q mudar td! Resetar o Brasil e todo o governo! A corrupção dentro dela é praticamente obrigatória, eu acredito q pode entrar a melhor pessoa do mundo la, q não vai conseguir fazer nada, enquanto estiver essa rede q um não permite o outro. Onde ou vc faz o q o “poderoso” por trás disso tudo quer, ou sua família ta morta, sua reputação acabada, seus conceitos e crenças jogados no lixo. Acredito que deve ser muito complicado você querer fazer algo nesse meio.

Homem na casa dos 40 de classe alta morador do Alto Tietê

Não voto nem no PT e nem no Lula. [Perguntei os motivos]. Condenado em 3 instâncias da justiça. [Questionei dos motivos então pra votar no Bolsonaro]. Manter o Paulo Guedes e a política econômica. [Perguntei se a economia estava boa então]. Está sim. Brasil é referência para os outros países em recuperação pós pandemia e isso não é uma opinião são dados de inflação mesmo.

Brasileira na casa dos 30 anos que mora na Europa e falou do seu pai

De acordo com meu pai, que odeia o Bolsonaro, votou na Simone por achar ela lúcida pq achava q o Amoedo 2.0 não teria chances. Indo para o segundo turno ele considera anular ou votar no bolsonaro apesar de odia-lo mas jamais votará no “ladrao lixo de nove dedos”. Disse ainda: “Quem apoia a ditadura e o comunismo disfarçado deveria ser banido de governar. Infelizmente no Brasil estamos com esta situação. Difícil de decidir!” (isso ele falou sobre o Lula). Segundo ela, ele ainda disse: “Somos a última muralha para que os Vermelhos não entrem e tomem toda a Am do sul de vez …”. Ele também se contradiz falando sobre a América do Sul e não entende o que é o foro de São Paulo. Só reproduz discurso do WhatsApp da família. “TODOS os ladroes do Brasil se juntaram para voltar a mamar nas tetas do estado, terá que votar em um dos dois. Se votar em branco e o “bando” voltar, NÃO teremos o que reclamar e o Brasil irá virar uma DITADURA. Na Am do sul , só o Brasil está se aguentado. Este é o Foro de São Paulo”. Ele realmente acredita em uma ditadura comunista.

Médica com cerca de 40 anos e que foi linha de frente da Covid-19 no Alto Tietê

Primeiro fato importante: eu realmente acredito que o Brasil precisava de outra via, e votei no Ciro no primeiro turno. Por que eu gosto mais dele? Não necessariamente. Acho ele preparado, inteligente, e embora não concorde com uma boa parte das propostas dele, entre os demais “terceira via” era o que eu gostava mais dos posicionamentos e algumas propostas. Eu realmente entendo que o Brasil merece muito mais do q o cenário atual e acredito que se as pessoas q votaram no Lula em protesto contra o Bolsonaro tivessem estudado outros nomes, poderíamos ter um segundo turno mais atraente. Segundo: eu votei no Bolsonaro em 2018 e eu fiquei bastante decepcionada com muitas coisas. Eu nunca tive a ilusão de achar que ele era uma alma ilibada e que ele fosse moralizar tudo e todos, porque aí a gente colocaria lá um Divaldo Franco, um Chico Xavier. Mas eu acho que ele poderia sim ter parado de defender aqueles imbecis dos filhos, principalmente do Flavio que é um mau carater sem limites. Ele fez o que ele tanto criticou. E acho lamentável bolsonarista passar pano nesses moleques e meter pau no Lula quanto ao enriquecimento dos filhos. Se é pra meter o pau, vamos meter na geral. Achei a condução da pandemia lamentável, e eu mais do que muita gente, se fodeu muito a cada fala imbecil do Bolsonaro. Entretanto, acho que “genocida” não é o termo. E existe uma movimentação clara dos grupos contrários a usar termos bem macabros pra definir posturas inadequadas do Bolsonaro. Genocida, fascista… acho esse discurso cansativo e não vejo lógica. Bolsonaro mandou mal demais na pandemia e mexeu onde não deveria de jeito nenhum na PF, e sou totalmente favorável à saída do Moro do governo porque as regras do jogo mudaram. Minha maior tristeza foi a saída do Mandetta. Ele tava mandando bem demais e tudo teria sido bem diferente com ele no Ministerio da Saude. Isso tudo me dava embasamento suficiente pra não votar nele novamente, assim como não o fiz. Entretanto, aí temos a volta dos que não foram. Eu sou veemente contra os planos de governaça do PT, e não tem a ver com “responsabilidade social. Eu sou extremamente conservadora no que diz respeito a costumes, e neste sentido obviamente sou muito mais de direita. Entretanto, do ponto de vista economico, eu entendo que quanto mais houver assistencialismo do estado e quanto mais carregado for o sistema, menos a coisa anda. Eu tenho uma visão mais liberal pra economia, e isso é totalmente diferente dos projetos do PT, sendo eles um partido, na teoria, de esquerda. Eu defendo a privatização de tudo quanto for estatal, e quanto mais tirar essas coisas do governo, menos oportunidade de empresas grandes estatais serem sucateadas e/ou virarem cabide de emprego e indicação politica. E o PT é totalmente contra isso. Eu ja sou semi velha, e eu acompanhei muito do SUS na epoca do FHC, na epoca do Lula, Dilma e Bolsonaro. E o PT simplesmente cagou pra investir em estrutura hospitalar e assistencia a saude. Cagou muuuuito. Ate o FHC a coisa andou e bem. Serra era um bom ministro da saude. Recebemos prêmios internacionais de estratégia de tratamento pra HIV, tuberculose, vacinação. O movimento antivax não é criação bolsonarista. O movimento existe há tempos, é internacional e não houve nos último 15 anos nenhum investimento em campanhas chamativas e educativas quanto a isso. O Brasil sempre foi referencia em prevencao e vacinacao e isso acabou. E isso nao acaba em 3 anos. É movimento de muuuuito tempo Ou falta de movimento de apoio. Houve a criação do Mais Médicos, que foi a maior palhaçada que a Dilma podia realizar. Médicos mal remunerados, sendo enfiados em áreas onde não há estrutura nenhuma, e na época o Padilha dizia q o proximo passo era obrigar o recem formado a ter q prestar servico no primeiro ano de formado neste esquema e so depois poder fazer uma residencia. Afrouxaram a prova de revalidação médica. Trouxeram centenas de médicos cubanos pra cá, que não ganhavam nem 25% do salario e restante ia direto pro governo de Cuba. Isso é inaceitável. Exploração e escravidão, praticamente. Sendo assim, só por essas razões e pelo que eu conheço de saúde pública, eu já nao votaria no PT em hipotese alguma. E nessas ingerencias, eu ainda prefiro viver sob as ingerencias do Bolsonaro.